5 Erros Contábeis que você deve evitar

Acompanhe agora: 5 erros contábeis que você deve evitar. Alguns erros podem gerar multas, entre outros prejuízos.

É comum que erros aconteçam em qualquer área ou profissão, entretanto, em alguns setores, cometer qualquer deslize pode acarretar em grandes prejuízos.

Na Contabilidade, por exemplo, alguns erros contábeis podem gerar multas, penalizações e muitos danos financeiros. 

É importante ressaltar que muitos contadores iniciantes costumam cometer erros contábeis ao iniciar as suas carreiras, isso porque, com a inexperiência prática e a falta de habilidade nas rotinas do dia a dia, a probabilidade de executar procedimentos de forma incorreta é alta.

Entretanto, não são apenas os jovens contadores que cometem grandes erros contábeis. Confira abaixo a nossa lista com os principais erros contábeis executados por contadores. 

5 Erros Contábeis que você deve evitar:

 1. Não emitir Notas Fiscais 

Nota fiscal é regra. Então emitir incorretamente, negar ou não emitir é ilegal. É através das notas fiscais que o fisco se atualiza sobre as movimentações financeiras das empresas, sendo um documento obrigatório na gestão contábil. 

Um dos principais erros contábeis é deixar de emiti-las, afinal, sem reter impostos, a empresa do seu cliente estará atuando na ilegalidade, com documentos ilegítimos e considerados como “adulterados”,  podendo resultar em muitas implicações punitivas perante a lei.

2. Falhar com os impostos

O regime tributário no Brasil é complexo e rigoroso. Comer erros ou deixar de efetuar o pagamento de impostos ou taxas pode gerar multas, bloqueios e procedimentos vistos como ilegais para o fisco. 

É importante que o contador se organize, faça uma dupla conferências e trabalhe sempre de forma antecipada para evitar esse tipo de falha. 

3. Errar ou esquecer do Planejamento Tributário

O planejamento tributário é uma ferramenta importante para auxiliar o contador a criar condições e estabelecer prazos ideais para o pagamento de  tributos dentro da legalidade. 

Esquecer de instruir seus clientes sobre esse planejamento, ou cometer falhas em sua realização acarretará no pagamento de mais taxas do que o necessário, além de infringir as exigências tributárias legais. 

4. Cometer erros nos cálculos 

Erros no fluxo de caixa ou no  livro contábil podem acarretar em grandes problemas financeiros. É preciso realizar essas tarefas com atenção e uma inspeção rigorosa de todos os valores lançados. 

Falhas comuns como erros de digitação ou desatenção na hora de conferir os números podem acontecer, resultando em prejuízos onerosos para a empresa. 

5. Não separar as contas “pessoais” das “empresariais”

Pode parecer exagero, mas misturar as contas pessoais das empresariais é um dos principais erros contábeis cometidos.

Além do histórico financeiro ficar completamente inviável e desorganizado, é possível que um ou outro entre no vermelho e que as contas não sejam sanadas no final do mês. 

É recomendável separar as contas jurídicas das contas pessoais e não fazer retiradas do caixa das empresas para fins pessoais. Isso vai evitar prejuízos financeiros e manter a saúde contábil da organização. 

Fonte: Jornal Contábil

Veja também: 5 erros para não cometer na área Fiscal

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *