Você, usuário do módulo de gestão de escritório, Honorários da Domínio Sistemas, veja como informar um evento de Adicional Anual para o Honorários, que será faturado de acordo com as definições informadas por você nos quadros Valor e Faturamento.
Esta opção é utilizada quando o escritório de contabilidade realiza a cobrança de um determinado valor adicional em alguma competência do ano, como em um exemplo bem comum no 13º de Honorários.
Cadastrando o Evento Adicional Anual – Honorários
OBS: Primeiramente, caso ainda não possua um evento de adicional anual, você deverá criar um. Caso já possua um evento desse tipo criado, poderá ir direto para o tópico Contratos.
1– Para criar o evento, acesse o menu Arquivos > Eventos, e então clique no botão [Novo] para inserir um novo cadastro;
2 – No campo Descrição, informe Adicional Anual ou um outro nome para seu controle;
3 – No campo Unidade, selecione a opção Valor;
4 – No campo Categoria, informe a categoria desejada. Se necessário, você poderá cadastrar uma categoria específica;
5 – Preencha os demais campos de impostos e guia.
6 – Por fim, clique em [Gravar] para salvar o evento.
Configurando no Contrato – Honorários
1 – Acesse o menu Arquivos > Contratos, e localize o contrato que você deseja inserir o adicional;
2 – Clique na guia Adicional Anual;
3 – Na guia Geral, selecione a opção ‘[x] Cobrar adicional anual‘;
4 – No campo Evento, informe o código do evento cadastrado conforme item Eventos;
5 – No quadro Valor, selecione a opção para calcular em percentual ou determinado valor;
6 – Caso deseje pagar proporcional selecione ‘[x] Proporcional a data de início do contrato‘;
7 – Na guia Considerar Valores, selecione o quadro Considerar valor dos excedentes de contrato para que os valores de excedentes de contratos sejam considerados para o adicional;
8 – No quadro Considerar Valor dos Eventos Fixos, selecione para considerar no adicional os valores dos eventos fixos;
9 – Na guia Faturamento, no campo Faturar com o Contrato, selecione para que o evento seja faturado junto com o contrato;
OBS: Se marcada a opção Faturar com o Contrato como Sim, o sistema informará a data de vencimento automática no contrato, se marcada como Não, você poderá informar uma data nos meses para faturar.
10 – No campo Inicia em:, informe a primeira competência que será calculado o adicional;
11 – No campo Meses para Faturar, clique no botão […], e então selecione o(s) mês(es) que você deseja calcular o adicional;
OBS: Caso informe mais de um mês, o adicional será parcelado pelos meses selecionados, para cobrar “à vista” selecione somente um mês.
12 – Por fim, clique em [Gravar] para salvar as informações.
Realizando o Faturamento – Honorários
1 – Acesse o menu Processos > Faturamento;
2 – Assim, realize o cálculo do faturamento e veja que o adicional foi calculado juntamente com o faturamento.
Fonte: Central de Soluções Domínio
Veja também: Domínio Sistemas: Como realizar um lançamento em grupo?