Veja, a seguir, os motivos para você não ter recebido a sua restituição do IR, e o que fazer caso não tenha recebido nas últimas liberações
Não ter valores disponíveis
Você pode não ter nenhum valor a ser restituído. Só pessoas que pagaram o imposto a mais receberão a restituição. Além disso, se você cadastrou uma conta onde você não é o titular e, sim, outra pessoa, não haverá a realização do pagamento. Ou seja, a transferência só é liberada para contas no nome do próprio contribuinte.
Problema na hora de transferir do Banco do Brasil para sua conta
O pagamento da restituição do Imposto de Renda é realizado pela Receita Federal através do Banco do Brasil. Existem casos em que pode acontecer uma falha na transferência para a conta cadastrada – por muitos motivos –, levando o dinheiro de volta para a Receita.
Consultando a sua declaração
Para saber o real motivo que você não recebeu a sua restituição é preciso acessar o portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Ao acessar o portal, digite o seu CPF e o seu código de acesso. Depois disso, clique na aba “Meu Imposto de Renda”. Dessa forma, você pode conferir suas informações relativas às declarações feitas nos últimos anos.
Posteriormente, veja o extrato de processamento e procure a área “Pendências de Malha”. lá você saberá qual o problema com a sua declaração.
Mesmo que na área de “Pendências de Malha” não apareça nenhuma pendência, a Receita Federal enfatiza que isso não impede que, por causa de revisões anteriores, alguma pendência surgiu já que as informações tem o cruzamento continuamente.
Datas de todos os lotes da restituição do IR
A seguir, a data dos lotes já pagos e o 5º e último lote de 2022.
- 1º lote: 31 de maio – Pago
- 2º lote: 30 de junho – Pago
- 3º lote: 29 de julho – Pago
- 4º lote: 31 de agosto – Pago
- 5º lote: 30 de setembro.
Com informações de: seu credito digital