O setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. Campanha importante que deve ser falada em todos os meios
Como surgiu o setembro amarelo?
O Setembro Amarelo, movimento de prevenção e conscientização ao suicídio teve sua origem por conta da história de Mike Emme, nos Estados Unidos. Mike cometeu suicídio em Setembro de 1994, com apenas 17 anos de Idade.
O garoto era conhecido por sua boa personalidade, sempre gentil e carinhoso e possuía um Mustang 68 Amarelo que ele mesmo restaurou. Em seu funeral a família e amigos de Mike montaram cartões e fitas amarelas com mensagens de apoio, para que as pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais não tivessem medo ou receio de procurar ajuda.
Infelizmente a família de Mike e os amigos não perceberam sinais de que o próprio pretendia tirar sua vida.
Então, com o tempo diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda, e isso desencadeou o movimento. E a fita amarela virou símbolo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de Setembro para ser o Dia Mundial da prevenção do Suicídio. A cor amarela foi escolhida para representar a campanha, a mesma cor do Mustang de Mike.
Setembro Amarelo no Brasil
A campanha adotada no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e dar visibilidade à causa, assim sendo abordada nos últimos anos em escolas, universidades e outras demais entidades.
A importância da campanha
As campanhas disponibilizam informações e opções de acompanhamento e tratamento para aqueles que passam por situações difíceis e precisam de ajuda.
Além de dar visibilidade para o público perceber os sinais de pessoas próximas no dia a dia. Sempre visando reduzir o tabu que faz com que muitos evitem falar sobre suicídio ou buscar ajuda.
Se precisar, peça ajuda hoje
Caso você esteja passando por um momento difícil e pensa que não consegue lidar com tudo que está sentindo, não hesite em buscar ajuda. Você não está sozinho.
O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Site: www.cvv.org.br