Muitos acreditam em algumas situações – como o caso do CPF na nota – que na realidade NÃO aumentam o Score do consumidor.
A pontuação do Score vai de 0 a 1000 pontos, refletindo a reputação financeira de cada consumidor, assim, quanto maior a pontuação, melhor pagador essa pessoa é.
Esse é um dos principais recursos utilizados pelos bancos e instituições financeiras para concederem opções de crédito que vão desde um cartão de crédito, a empréstimos e financiamentos.
Dessa forma, uma pessoa que está buscando um novo cartão de crédito, financiar o sonhado carro ou casa própria, ou qualquer outro objetivo que dependa de uma aprovação de instituições financeiras precisa se atentar para essa pontuação mantendo as contas em dia.
No entanto, devido à importância do score de crédito, muitas pessoas acreditam ou buscam por informações que acreditam fazer a diferença na hora de ajudar a computar a sua pontuação de crédito.
Contudo, existem muitas coisas que as pessoas acreditam e praticam que, na verdade, não tem ligação alguma com a pontuação do score de crédito porque simplesmente, os órgãos de proteção ao crédito não utilizam essas questões para cálculo da pontuação.
Veja também, como fica o 13º salário 2022
3 situações que NÃO aumentam o Score
Nesse sentido, hoje vamos abordar três situações específicas que as pessoas acreditam que podem ajudar a subir o score de crédito, mas que na verdade não interferem em nada na pontuação junto aos órgãos de proteção ao crédito.
CPF na nota
Um dos maiores mitos, que as pessoas realmente acreditam que contribui para aumentar a pontuação do score de crédito é colocar o CPF na nota.
É importante esclarecer que os birôs de crédito não utilizam esse mecanismo para o cálculo do score de crédito, então não. Se você estiver fazendo isso para aumentar o score, está fazendo isso atoa.
Contudo, antes de você se desanimar, saiba que essa é uma ação muito importante, onde, através dela você ajuda o seu Estado a evitar a sonegação de impostos, a emissão de notas frias e controle do ICMS.
Em troca dessa sua ajudinha, os governos estaduais possuem diversos programas que vão desde descontos em impostos como de IPTU e IPVA, até mesmo participação em sorteios.
Score aumenta assim que a dívida é paga
Muitas pessoas acreditam que ao pagar as dívidas atrasadas e que até o negativaram, rapidamente o score de crédito vai aumentar, mas calma, saiba que não é bem assim.
É importante esclarecer que seu score não vai mudar praticamente nada, pouco tempo após você pagar suas dívidas em atraso. Como dissemos no início do artigo, o score de crédito reflete a reputação financeira do consumidor, ou seja, não é só porque você acabou de pagar uma dívida que sua pontuação melhorará.
Os órgãos de proteção ao crédito analisam o perfil do consumidor frente ao pagamento recorrente das dívidas, dessa forma, conforme você vai mantendo os pagamentos em dia, mais e mais sua pontuação vai subindo (aos poucos).
Se eu receber mais meu score vai ser melhor
Muitas pessoas acreditam que quanto mais recebem, mais o score de crédito tende a subir. No entanto, essa situação não passa de mais um mito.
Lembre-se, o que vale é o perfil do consumidor frente ao pagamento recorrente de suas dívidas, ou seja, não adianta você começar a ganhar mais e continuar no descontrole financeiro, pois, isso nada mudará no seu score.
Como aumentar o meu Score?
Muitas pessoas querem subir o score de crédito rapidamente, no entanto, saiba que o ponto que mudará sua pontuação é o seu comportamento financeiro.
Dessa maneira, apesar de ser o básico que todo mundo já sabe, para melhorar seu score você pode:
- Limpar seu nome;
- Manter o pagamento das contas em dia;
- Manter os dados atualizados nos sites dos órgãos de proteção ao crédito;
- Não comprometer toda sua renda com empréstimos e financiamentos;
- Fazer compras conscientes (utilizar o crédito que possui, mas não depender do crédito para viver).
Fonte: Jornal Contábil