5 motivos para apostar no planejamento financeiro empresarial

Nossas Soluções

5 motivos para apostar no planejamento financeiro empresarial

Conheça as vantagens de investir no planejamento financeiro da sua empresa. Esse, que ajuda o empreendedor a construir um negócio bem sucedido.

O número de empresas no mercado brasileiro aumenta todos os anos: atualmente existem mais de 18 milhões de negócios ativos no Brasil, de acordo com a pesquisa divulgada pelo Ministério da Economia. Por outro lado, muitas dessas empresas não conhecem ou não fazem o uso do planejamento financeiro. Segundo o levantamento feito pela consultoria Falconi, apenas 10% declararam ter uma estratégia bem definida para os próximos três a cinco anos, com visão, missão, objetivos e metas definidas para o desenvolvimento do negócio. 

Com projeções, dados financeiros, objetivos do negócio e os investimentos que pretende realizada em cada área da empresa, o planejamento financeiro empresarial ajuda o empreendedor a construir um negócio bem sucedido. Onde será possível ditar como a empresa será conduzida hoje, amanhã, no próximo mês, semestre e ano. Embora você não possa garantir que tudo, correrá exatamente como planejado, este exercício o prepara para o que está por vir.

Acompanhe!

1-Ajuda a organizar o orçamento 

Com essa ferramenta é possível dividir o orçamento para cada setor, dedicando valores que refletem a importância de cada um. Além de organizar o fluxo de dinheiro, o orçamento bem definido também ajuda os setores a definirem as restrições orçamentárias. Assim, além de facilitar o monitoramento dos orçamentos, é mais simples controlar gastos e investimentos. 

2-Prevê o cenário financeiro da empresa 

Com uma atenta gestão de custos, o empreendedor fica por dentro das entradas e saídas de capital da empresa. Assim, é possível otimizar o controle do fluxo de caixa e organizar os registros financeiros. Tudo isso serve de insumo para melhorar a previsibilidade financeira da empresa – até mesmo criando simulações, entendendo como a organização passará por situações de crise, alta ou baixa demanda.

3-Identificar os desperdícios 

Com a tamanha clareza e profundidade de análise, também é possível que o empresário ajeite a casa. Ou seja, o simples fato de criar e gerenciar um planejamento financeiro dá o poder suficiente para identificar os desperdícios que prejudicam o caixa. 

4-Auxilia na elaboração de planos de ação 

Da mesma forma que o planejamento financeiro permite que o empreendedor olhe com uma lupa para os desperdícios de dinheiro, também proporciona uma visão ampla da estrutura da empresa. Ou seja, quais os processos mais e menos relevantes – em relação aos objetivos do negócio. Com essas informações como insumo, é possível criar planos de ação mais rápido e eficiente. 

5-Ajuda a identificar o momento de solicitar crédito 

Contar com o crédito para empresas é uma dúvida que muitas companhias têm, afinal, qual é o melhor momento para utilizar esse meio? A partir do estudo de planejamento financeiro a empresa consegue ter uma visão muito mais abrangente e pode solicitar o crédito tanto para suprir uma necessidade, gastos a mais não esperados como também investir em inovação.

Fonte: Jornal Contábil

Produtos

Nosso propósito

Nossos valores

Nossa visão