Algumas dicas podem auxiliar a desenvolver planos e projetos, e com sua folha de pagamento não seria diferente. Com isso separamos 4 dicas essências para organizar sua folha.
Acompanhe as dicas que podem te ajudar a evitar problemas futuros.
Mantenha um controle da folha de ponto dos colaboradores:
Fazer uma boa gestão do controle de ponto, é essencial para as determinações da lei. Dessa forma é possível gerenciar o banco de horas de cada colaborador corretamente. Assim como um controle de ponto eletrônico é uma boa opção para uma organização sem erros.
Planeje com antecedência o que fará parte da folha:
Defina corretamente os dados cadastrais, e as atividades que constarão na folha. O planejamento deve ser feito para diminuir as chances de erro na elaboração do documento.
Coloque corretamente as funções de cada colaborador na folha:
O empregador deve classificar corretamente as funções dos seus colaboradores. E com base nisso deve-se alinhar valores como:
prestação de contas;
pedidos de demissão;
cálculo de férias;
Entre outros detalhes que estão presentes nesse tópico.
Atente-se ao cálculo de impostos e descontos:
Assim é necessário atentar-se ao cálculo do valor líquido do salário dos colaboradores, após a dedução de benefícios legais (como o caso do vale transporte) e demais descontos.
O cálculo para contribuição do FGTS e INSS deve ser feito conforme base da faixa salarial do funcionário. Portanto esses valores devem ser apontados. Assim evitando problemas futuros.
Enfim, ter um bom planejamento ajuda a evitar problemas com colaboradores, e órgãos federais. Além de não perder tempo tendo que refazer ajustes a cada falha.