Você, usuário da Domínio Sistemas, veja a seguir: Como configurar o certificado digital no sistema para enviar a EFD Reinf.
Caso o seu sistema seja Domínio Web, realize o procedimento indicado no tópico Soluções Relacionadas.
INCLUSÃO DO CERTIFICADO DIGITAL
Avalie se irá utilizar o certificado do contador (com procuração), da própria empresa ou do responsável legal pela empresa. E Siga os passos de acordo com a opção que irá utilizar:
CERTIFICADO DIGITAL DA PRÓPRIA EMPRESA
1 – Acesse o menu CONTROLE, e clique em EMPRESAS, e na guia CERTIFICADO DIGITAL, informe o certificado digital, que pode ser o e-CNPJ da empresa ou o e-CPF do responsável legal.
![](https://suporte.dominioatendimento.com/ckfiles/images/1(1369).png)
CERTIFICADO DO CONTADOR (COM PROCURAÇÃO)
1 – Acesse o menu CONTROLE, e clique em CONTADORES e na guia CERTIFICADO DIGITAL, informe o certificado digital do contador.
![](https://suporte.dominioatendimento.com/ckfiles/images/2(1169).png)
Se houver vários Contadores Cadastrados, deve ser Configurado o Certificado no Cadastro do Contador que está definido no menu Controle/Empresas no campo ‘Contador‘ da Empresa.”
PARÂMETROS
1 – Acesse o menu CONTROLE, e clique em PARÂMETROS, e na guia PERSONALIZA, subguia INFORMATIVOS FEDERAIS, subguia SPED, verifique se a opção ‘[X] Gera EFD-Reinf’ está selecionada;
2 – No quadro DADOS DO CERTIFICADO DIGITAL, selecione se irá ‘Utilizar certificado digital da própria empresa’ ou ‘Utilizar certificado digital do contador com procuração’
Neste exemplo iremos selecionar a opção ‘Utilizar certificado digital da própria empresa’.
![](https://suporte.dominioatendimento.com/ckfiles/images/3(996).png)
IMPORTANTE: Quando estiver selecionada a opção ‘[x] Utilizar certificado digital da própria empresa’, para assinar os arquivos o sistema irá buscar o certificado do cadastro da empresa, no menu CONTROLE, submenu EMPRESAS, guia CERTIFICADO DIGITAL.
Quando estiver selecionada a opção ‘[x] Utilizar certificado digital do contador (com procuração)’, para assinar os arquivos o sistema irá buscar o certificado do cadastro de contadores, no menu CONTROLE, submenu CONTADORES, na guia CERTIFICADO DIGITAL.
Caso o certificado utilizado seja do responsável legal da empresa (e-CPF), deve ser selecionado nos parâmetros a opção para ‘Utilizar certificado digital da própria empresa’ e consequentemente o certificado deve ser inserido no cadastro da empresa.
3 – A entrega da EFD-Reinf quando feita por procuração deve estar cadastrada pelo e-CAC usando uma das seguintes opções:
- Procuração com poderes totais.
- Para quem já usa esse tipo de procuração, conseguirá enviar a EFD-Reinf das empresas que é procurador.
- Agora para quem não usa a procuração com poderes totais, pode fazer uma procuração só dando poderes ao procurados fazer o envio da EFD-Reinf.
- Para a utilização, por procuração, da EFD-REINF é necessária exclusivamente a procuração no perfil “EFD-REINF-Geral”. Sendo que, os perfis “REINF-Especial, REINF-Retorno e REINF-Rotinas” foram desativados.
Eai, conseguiu configurar o certificado digital no sistema para enviar a EFD Reinf?
Fonte: Central Soluções Domínio
Veja também: Domínio Sistemas: Como concluir tarefas diretamente no Gestta?