Nossas Soluções

Agosto Laranja: Conscientização sobre esclerose múltipla (EM)

A campanha Agosto Laranja é dedicada à atenção para a esclerose múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil e que pode inclusive afetar a visão do paciente.

A campanha de cor laranja é dedicada à atenção para a esclerose múltipla (EM), doença que atinge cerca de 35 mil pacientes apenas no Brasil e que pode inclusive afetar a visão do paciente.

De forma resumida, a campanha Agosto Laranja chama a atenção, para um dos problemas causados pela EM é conhecido como a neurite óptica, considerada passageira e que tem como principais sintomas a perda do entendimento de algumas cores, a presença de visão embaçada, dor nos olhos e perda de parte da visão periférica (como se houvesse uma espécie de vinheta fotográfica ao redor das imagens).  

Apesar de comum, a neurite óptica pode reaparecer em diferentes momentos da vida de uma pessoa que sofre com a doença, e felizmente pode desaparecer no período de algumas semanas. 

Além disso, dentre os sintomas mais frequentes da esclerose múltipla estão: a presença de visão dupla ou turva (presentes também na neurite óptica), formigamentos espalhados pelo corpo, espasmos musculares, fraqueza, fadiga e até mesmo falta de equilíbrio para se locomover. 

Agosto Dourado: 

O dourado, cor bastante próxima da anterior, é utilizado para abordar a importância do aleitamento materno, e nós vamos falar um pouquinho justamente sobre a relação entre gestação e a visão. É isso mesmo! Você sabia que os hormônios da gestação podem afetar a visão da mãe? 

progesterona, hormônio presente no corpo humano masculino e feminino, é um dos principais responsáveis por tais alterações, podendo causar olho seco, inflamações e até aumentar os vícios de refração. 

A boa notícia é que essas alterações são, em grande parte, temporárias, e somem após o período de gestação, o que tranquiliza algumas futuras mamães. 

Dica extra: realizar o famoso teste do olhinho no bebê ainda recém-nascido é essencial para prevenir e diagnosticar possível problemas de visão, afinal, quanto mais cedo começa o tratamento, mais fácil se torna o processo! 

Você é ou conhece alguma gestante que tenha passado por alguma complicação da visão durante a gestação? Compartilhe esta dica para conscientiza-la, lembrando que realizar acompanhamento com um profissional é essencial! 

Além dessas duas cores, é importante lembrar que uma série de outros perigos rondam nossa saúde todos os dias, seja em âmbito oftalmológico, gástrico ou muitos outros. 

Por isso, é essencial realizar periodicamente acompanhamento médico e exames preventivos, além de compartilhar dicas como essa com as pessoas com as quais você se importa. Fique de olho! 

Fonte: HOSC

Produtos

Nosso propósito

Nossos valores

Nossa visão