Nossas Soluções

COMO DECLARAR A RAIS EM 2022? PRAZO DE ENVIO TERMINA EM 29 DE ABRIL

Entretanto, saber como e quem deve declarar a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é fundamental. Para evitar erros e outros problemas. O envio começou em março e as empresas que ainda não transmitiram esta obrigação devem se preparar.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e saiba como declarar a RAIS em 2022, se informe sobre esta obrigação.

Prazo de envio

Antes de mais nada, termina hoje prazo de envio para as empresas enviarem essa obrigação acessória anual, deixar de transmitir a RAIS pode ocasionar multas e outras punições para sua empresa.
O prazo de envio da RAIS ano-base 2021 em 2022 começou no dia 28 de março, a partir deste dia as empresa já começaram a enviar suas declarações.

É preciso saber como enviar e quem deve enviar a RAIS este ano, saiba essas informações nos tópicos abaixo.

RAIS 2022, quem deve enviar?

Muitos empreendedores estavam na dúvida se as suas empresas deveriam enviar a RAIS este ano. Afinal, em 2021 as empresas integrantes do grupo 3 do eSocial começaram enviar as informações de folha de pagamento no eSocial. No entanto empresas pertencentes ao grupo 3 do cronograma de implantação do eSocial não começaram a enviar os eventos periódicos desde o começo de 2021, a partir do dia 10 de maio de 2021 elas permanecem obrigatórias.

Portanto, as empresas do grupo 3 e 4 ainda devem enviar a RAIS em 2022. Portanto só estão dispensadas do envio da RAIS este ano as empresas do grupo 1 e 2 do cronograma do eSocial.


Como declarar a RAIS este ano?

A RAIS 2022 deve ser transmitida pelo programa GDRAIS2021.

Utilize a opções “Gravar Declaração” ou “Transmitir Declaração”.

Acesse a página de download da RAIS para obter o programa.
Faça a impressão do protocolo de entrega no programa GDRAIS2021 na opção “Imprimir”.
Por fim, no protocolo de entrega, o usuário encontrará o número do CREA (Controle de Recepção/Expedição de Arquivo), que deve ser usado para impressão final do recibo de entrega da RAIS. O qual estará disponível 5 dias úteis após o envio da declaração.


FONTE: Jornal Contábil

Produtos

Nosso propósito

Nossos valores

Nossa visão