Sobre erros no IR, o investidor que comprou ações pela primeira vez no ano de 2021, deve ficar atento para não se prejudicar ao realizar a declaração do IR (imposto de renda) 2022. Portanto o cidadão que investiu em renda variável em 2021, é obrigado a apresentar a declaração do IR em 2022, não importando quantas ações foram compradas ou vendidas.
A omissão de informações sobre a renda, pode prejudicar o contribuinte fazendo cair na famosa “malha fina”, ou seja, significa ter sua declaração de IR retida pela receita federal por conta de erros e inconsistências. Dessa forma esses erros, podem sujeitar o investidor a multa de 150% sobre seus ganhos, e em casos, pode ser um valor extremamente alto.
Entre os erros no IR, o maior é achar que não se deve fazer a declaração só porque não teve renda em 2021.
Segundo as regras da Receita Federal, mesmo que o contribuinte não tenha recebido salário no ano anterior ou nenhuma outra fonte de renda, mas tenha sido realizado algum investimento em ações, é de forma clara e obrigatória a declaração do IR em 2022.
Grande maioria dos investidores iniciantes não tem conhecimento sobre, mas se deve calcular o imposto de renda sobre ganhos com venda das ações.
O imposto deve ser pago até o último dia útil do mês seguinte à venda das ações. Caso pagamento não ocorra, a multa por atraso é de 0,33% ao dia, limitada a 20% do valor do imposto.
Aqui listamos alguns exemplos de erros comuns ao preencher a declaração:
- Errar números.
- Não informar a fonte pagadora.
- Ocultar informações bancárias.
- Omitir a renda de dependentes.
- Incluir dependentes de forma indevida.
- Omitir o saldo devedor de uma dívida.
- Omitir lucro com ações.
Tenha muita atenção ao elaborar e enviar sua declaração do IR 2022.
O imposto de renda deste ano, teve seu prazo prorrogado e vai até 31 de maio. Se organize, e evite multas e problemas com a receita federal.