Livros Contábeis: Quais são os principais?

Nossas Soluções

Livros Contábeis: Quais são os principais?

Conheça os principais livros Contábeis das empresas brasileiras. Acompanhe este artigo e se mantenha informado!

Um empreendimento conta com diversas obrigações, para trabalhar na contabilidade de uma empresa é preciso ter conhecimento do seu funcionamento e, conhecer quais são os principais Livros Contábeis.

Os mesmos, são parte importante de uma empresa, e se você pretende trabalhar na área contábil, é preciso conhecer esses documentos. Além disso, é importante também que os gestores das empresas conheçam esses Livros.

Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e conheça os principais Livros Contábeis das empresas brasileiras.

Os Livros Contábeis

Todas empresas menos o MEI (Microempreendedor Individual) devem realizar a escrituração contábil.

Por meio dos livros contábeis, se pode ter noção da situação financeira atual da empresa e realizar um planejamento para obter melhores resultados positivos a médio e longo prazo.

Os livros contábeis trazem maior segurança para o seu empreendimento, afinal, com as informações obtidas através deles, se pode evitar perdas e se organizar para manter a saúde financeira da sua empresa.

Os Principais Livros

Confira abaixo os principais Livros Contábeis:

  • Livro Diário

No Livro Diário todas as movimentações financeiras da empresa são registradas, como as entradas e saídas que não afetam as finanças, também são registrados as obrigações fiscais e as provisões de recebíveis.

  • Livro Razão

O Livro Razão tem a finalidade de controlar todas as contas patrimoniais descritas no Livro Diário, desta forma, se pode ter ciência sobre os registros contábeis que possam estar em aberto.

  • Livro Caixa

Todas as operações relacionadas a bens numerários são registradas no Livro Caixa de uma empresa.

Este Livro ajuda na elaboração da DFC (Demonstração de Fluxo de Caixa), por este motivo, os registros devem ser elaborados cronologicamente e devem constar data, histórico, entradas, saídas e saldo.

  • Livro de Registro de Prestação de Serviços

As empresas devem elaborar este livro para realizar o registro dos documentos ligados às atividades que são sujeitas à apuração do Imposto Sobre Serviço (ISS). 

  • Livro de Registro de Inventário

Este livro é obrigatório para todos os empreendimentos, segundo o Regulamento de Imposto de Renda.

Ele registra principalmente a quantidade e o valor de produtos, mercadorias, além de outros bens que estejam disponíveis na data em que será elaborado o balanço patrimonial do período. 

  • Livros auxiliares

Ainda existem os livros auxiliares (também conhecidos como livros fiscais) cuja finalidade é auxiliar o Livro Diário e reduzir o volume de dados presentes neles.

Esses são os principais livros contábeis das empresas brasileiras, não se esqueça, se você pretende atuar na área contábil, estude todos os livros contábeis.

Fonte: Jornal Contábil

Produtos

Nosso propósito

Nossos valores

Nossa visão