MEI: Não entregou a DANS SIMEI? O que fazer?

Nossas Soluções

MEI: Não entregou a DANS SIMEI? O que fazer?

O MEI precisa entregar anualmente a DANS SIMEI. O prazo de entrega encerrou no último dia 30 de junho. Não entregou? Veja o que fazer

O DAS, como é chamado, precisa ser feito mesmo que o MEI não tenha registrado faturamento durante o ano de 2021. E o envio não acarreta nenhuma cobrança adicional, porque o imposto já é pago mensalmente.

Quem se tornou MEI em 2022 deverá entregar essa declaração apenas em 2023. Mas se você perdeu o prazo de entrega, o que pode ocorrer? 

Vejamos na leitura a seguir.

Não entreguei minha DANS SIMEI. E agora?

O limite de faturamento anual dos MEIs em 2021 foi de R$ 81 mil. No entanto, o valor deverá ser calculado de forma proporcional aos meses em que a empresa esteve aberta. 

Quando o MEI entrega a sua DASN após o prazo, é gerado pela Receita Federal o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), referente a multa por atraso. O valor mínimo da multa é de R$50.00 (cinquenta reais) ou 2% ao mês sobre o valor total dos tributos declarados.

Pague a sua multa em até 30 dias depois de entregar a declaração, pois assim você terá um desconto de 50% sobre o valor da multa. Então aproveite para regularizar logo a situação.

Vale ressaltar que o empreendedor é considerado inadimplente e perde os benefícios, principalmente relacionados à cobertura previdenciária.

Isso acontece porque sem a declaração anual, o empreendedor fica impossibilitado de emitir as guias DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).

Se a situação persistir, o CNPJ do empreendedor também pode ser suspenso ou extinto, diante das dívidas pelo descumprimento das obrigações do MEI. 

Como regularizar a situação?

Para evitar esses transtornos, a orientação é fazer a declaração o quanto antes. Neste caso, é preciso acessar o Portal do Empreendedor que é acessado através do site do Governo – Empresas & Negócios.

Depois, é preciso buscar pela opção “Declaração Anual de Faturamento” e você será direcionado à outra página, onde deverá informar seu CNPJ para continuar. 

Onde eu posso pagar o DARF?

O DARF, que é a multa por atraso na Declaração Anual do MEI, pode ser pago em qualquer agência bancária, mas não é possível pagar em casas lotéricas.

Preenchi com dados errados. Tem como retificar? 

Sim! Já se o seu caso for uma declaração errada ou esqueceu alguma informação, a alteração pode ser feita diretamente no Portal do Empreendedor. A retificação é gratuita e é possível corrigir declarações feitas há até 5 anos.

Lembrando que, além da declaração anual, é responsabilidade do empreendedor MEI realizar o pagamento da contribuição mensal (DAS). Caso as DASN não sejam feitas ou a contribuição mensal não seja paga, o MEI corre o risco de ter o seu CNPJ suspenso e, depois, cancelado, não sendo possível a reversão. 

Você pode consultar a situação do seu CNPJ, realizar pagamentos e parcelar dívidas relacionadas às contribuições do seu MEI no Portal do Empreendedor.

Fonte: Jornal Contábil

Produtos

Nosso propósito

Nossos valores

Nossa visão