Vantagens da Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

Diante de tantos avanços tecnológicos, muitos documentos ganharam suas versões digitais. E não poderia ser diferente com a carteira de trabalho. Veja os benefícios da versão digital

Diante dos constantes avanços tecnológicos, diversos documentos como CNH e RG, hoje, já dispõe de uma versão digital. A substituição do modelo impresso, mais tradicional, tem sido cada vez mais inevitável, quando comparado a praticidade e a facilidade do acesso à informações de identificação civil ou do trabalhador.

Nesta linha, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), também acompanha os referidos avanços. A versão digital é disponibilizada pelo governo através de um aplicativo de celular, promovendo uma maior facilidade não só aos trabalhadores, mas também às empresas contratantes.

Vantagens da versão da Carteira de Trabalho digital

Não é difícil imaginar o motivo pelo qual o modelo digital apresenta diversas vantagens frente ao documento físico. A começar pela emissão que nem exige que o trabalhador saia de casa, em vista que o procedimento pode ser feito totalmente online. Vale ressaltar que a CTPS Digital já considera oficial há cerca de dois anos, por mais que não seja de conhecimento geral.

Ademais, através do app, é possível conferir diversa informações essenciais na vida do cidadão. Essas que serviram de comprovação para mais diversas finalidades, como quando chegar o momento de pedir a aposentadoria.

No aplicativo, o trabalhador encontra dados como: vínculos empregatícios (atual e antigos), recolhimentos do FGTS, contribuições previdenciárias, média salarial, datas de ingresso e saída em empregos anteriores, dentre outras informações. 

Como emitir a Carteira de Trabalho Digital (CTPS)

Para contemplar a versão digital, o primeiro passo é possuir uma conta no Gov.br. Na qual solicitará o CPF e uma senha cadastrada.

Feito isso, basta baixar o aplicativo da CTPS Digital. Disponível tanto para aparelhos Android como IOS.

Ao abrir o aplicativo, será solicitado o número do seu CPF e senha cadastrada no Gov.br. Autorizado o acesso, será possível conferir todos os seus dados, enquanto trabalhador. Caso haja alguma irregularidade nas informações ali contidas, é possível realizar a devida atualização junto ao INSS ou a Receita Federal do Brasil (RFB).

Atualização de dados pelo INSS:

  • Baixe o app “Meu INSS”,
  • Busque pela opção “Meu cadastro”,
  • Em seguida clique em “Complementar”
  • E depois em “Atualizar Dados Cadastrais”;

Atualização de dados pela RFB

Procure pela página ou outros canais oficiais da Receita Federal para corrigir as irregularidades. Para quem tem dificuldades com os meios digitais, pode se direcionar a unidade física do órgão.

Fonte: Jornal Contábil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *