Publicada Nota Técnica com alterações na NF-e e NFC-e

Os contadores devem ter atenção para alterações nas Notas Técnicas, NF-e e NFC-e e atualizações nas versões do SPED

Publicada atualização da NT 2001.004 versão 1.33 da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e).

Alterações introduzidas na NT 2001.004 Versão 1.33

De acordo com o Portal NF-e, a versão 1.33 desta Nota Técnica traz a suspensão do prazo de implementação das regras X04-50, X04-60, X04-90 e X04-100 em ambiente de homologação e implementação futura em ambiente de produção.

Nessa linha, também foram ainda corrigidas as documentações das Regras de Validação X04-30, X04-50, X04-80 e X04- 100 para que elas se refiram ao id correto do campo CPF (id: C02a) do Destinatário nas operações de entrada (tpNF=0).

Cronograma de Implantação:

  • Ambiente de Homologação (ambiente de teste das empresas): até 12/09/2022
  • Ambiente de Produção: Implementação futura

Houve ainda alteração da documentação das regras X04-30, X04-50, X04-80 e X04-100.

O prazo de entrada em produção dessa NT permanece o mesmo: 12/09/2022, exceto para as regras X04-50, X04-60, X04-90 e X04-100.

O que é Nota Fiscal eletrônica (NF-e)?

A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é a versão digital da Nota Fiscal, que foi implementada na legislação brasileira a partir de outubro de 2005 e, de lá para cá, tomou o lugar da nota de papel.

Hoje, a NF-e é obrigatória para boa parte dos empresários e negócios, e tem validade em todo o território nacional.

Ela consiste em um documento emitido e armazenado eletronicamente em formato de arquivo XLM.

Sua função é registrar uma operação de trânsito de mercadorias ou uma prestação de serviços entre duas partes.

O que é NFC-e?

A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial ou venda para entrega em domicílio a consumidor final (pessoa física ou jurídica)em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente.

A NFC-e substitui a nota fiscal de venda a consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal emitido por ECF. Sendo assim, ela é utilizada na venda ao consumidor final.

Alguns de seus objetivos são oferecer maior agilidade no repasse de informações fiscais e facilitar a fiscalização e o combate à sonegação. Então a NFC-e elimina a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2, e o cupom fiscal.

Tipos de NF-e

Existem alguns tipos de notas eletrônicas com diferentes aplicações, que variam conforme o tipo de transação e/ou emissor.

São elas: Nota Fiscal de Produto e Mercadoria, Nota Fiscal do Consumidor eletrônica, Nota fiscal de Serviços, Conhecimento e Transporte Eletrônico, Nota Fiscal do Produtor Rural, Nota Fiscal Complementar, Nota Fiscal de Remessa e a Nota Fiscal de Exportação.

Fonte: Jornal Contábil

Veja também: Tipos de Notas Fiscais do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *